2008/12/15

Como ler e escrever tablaturas

  TAB ou Tablatura é um método de escrever arranjos de música para violão,guitarra ou Baixo, usando símbolos, textos e números. Este método é simples e ideal para ser usado por alunos iniciantes. Contudo a Tablatura não deve ser comparada ou confundida com a Partitura que trás muito mais informações sobre a música e exige um conhecimento mais profundo para ser interpretada. A tablatura mostra as notas que devem ser tocadas nas devidas cordas e casas, também pode informar o tipo de afinação usada na música indicando uso de capotraste para alterar tom da afinação. A tablatura também pode mostrar alguns efeitos que são usados em solos ou em trechos de uma música como Slides, Bends e outros.
 A tablatura é muito simples de ser interpretada, começamos com 6 linhas (ou 4 para Baixo) que correspondem as corda do instrumento. As cordas estão ordenadas da mais fina para a mais grossa, as letras no lado esquerdo indicam as notas dadas pelas cordas em sua devida afinação.

e---------------------------------------------------------------- 
B---------------------------------------------------------------- 
G---------------------------------------------------------------- 
D---------------------------------------------------------------- 
A---------------------------------------------------------------- 
E----------------------------------------------------------------

Números serão escritos nas linhas indicando a casa no braço do instrumento onde deve ser pressionada com a mão esquerda, note que a tablatura não indica com qual o dedo da mão esquerda que será usado para pressionar a corda.
e-------------------------------------------- 
B-------------------------------------------- 
G-------------------------------------------- 
D-------------------------------------------- 
A-------------------------------------------- 
E---0--1--2--3--4----------------------------

  Execute o trecho acima, tocado uma nota de cada vez começando pelo número 0 que indica a corda solta, depois o 1 indica a primeira casa, depois o 2 indicando a segunda casa, e assim por diante.


Nenhum comentário: