2008/12/14

Aprenda a evitar problemas com o seu instrumento

  Você que toca um instrumento musical ou pretende comprar um, deve dar muita atenção a ele. Até mais do que você pensa. Abaixo estão algumas dicas para que seu violão ou guitarra dure bastante tempo em suas mãos sem ter grandes problemas com o mesmo. 
 * Nunca deixe seu instrumento musical jogado em um canto qualquer de sua casa. Procure limpá-lo antes de guardar. Guarde de preferência em um case ou numa capa própria para o equipamento. Se você toca todos os dias, compre um apoio próprio para o seu instrumento, assim quando você acabar de tocar, limpe as cordas e coloque seu instrumento neste apoio. Se não tiver apoio, deixe o instrumento de cordas para baixo em uma superfície plana, ou se for encostado em uma parede, deixe as cordas viradas para a parede. 
 * Nunca deixe seu instrumento no sol, mais precisamente em ambiente que se encontra em altas temperaturas, com muito calor. O calor irá empenar o braço do instrumento. 
 * Nunca deixe seu instrumento na chuva (se deixar, nunca o seque no sol, como citado acima). A chuva ou até mesmo o sereno irá prejudicar as partes elétricas do instrumento e as cordas. Sabe-se que em regiões com muita umidade, há uma grande dificuldade de afinação. 
 * Mantenha seu instrumento sempre limpo e nunca deixe derramar nenhum liquido sobre ele. 
 * Use apenas uma flanela seca e limpa para limpar seu violão; nunca passe nele nenhum produto. 
 * Use cabos e conectores de qualidade, e nunca pise sobre eles. Ao enrolar os cabos para guardar, siga as formas de enrolamento que vieram quando novos. 
 *Nunca envolva seu pedal ou pedaleira com plástico, pois com ele, fica impossível a ventilação do equipamento. 
 * Verifique a voltagem do lugar que for tocar, pois caso esta seja maior do que o seu equipamento suporta este certamente será danificado. 
 * Tome muito cuidado ao transportar amplificadores valvulados, eles são extremamente sensíveis. 
 * Nunca coloque nenhum peso ou objeto em cima do violão. 
 * Nunca deixe seu violão cair ou bater em algum lugar. Quando for transportar tenha muito cuidado. 
 * Quando for trocar as cordas não tire todas as velhas e recoloque as novas, troque uma por uma. 
 * Se você comprar um violão que use cordas de nylon, nunca coloque cordas de aço e vice-versa. 

Nenhum comentário: