2009/02/14

Dedilhado -Técnicas básicas

   Desde o início da década de 60, o dedilhado fingerpicking tem sido sinônimo da música folk americana e de violão de cordas de aço. Mas você não precisa ser fã de folk, nem tocar violão, para se beneficiar dos dedilhados baseados em padrões. Há muitas maneiras de aproveitar a energia suave e rítmica do dedilhado fingerpicking na música contemporânea. O truque é combinar movimentos tradicionais da mão da palheta com aberturas e timbres modernos. Nesta lição, mostramos como fazer isso. Mas, primeiro, faremos uma distinção entre dedilhado fingerstyle e fingerpicking. Toda vez que você ataca as cordas com as pontas dos dedos, em vez de usar uma palheta, você está tocando fingerstyle. O fingerstyle caracteriza uma grande variedade de gêneros musicais, como o erudito e a bossa nova. O fingerpicking possui uma definição mais restrita – é uma técnica baseada em padrões.
  Os grandes mestres do fingerpicking repetem sequências específicas de dedilhado à medida que atravessam progressões de acordes e músicas. Esta repetição é o que torna o fingerpicking atraente e desafiador. Com modelos básicos, você pode criar ritmos incríveis que darão vitalidade à sua música.

2009/02/03

Articulação

 Articulação é a maneira de se executar os sons de forma destacada, indicada pelo termo "staccato", ou de forma ligada , indicada pelo termo "legato". O staccato consiste em tocar as notas de maneira que soem separadas umas das outras, intercaladas por pausas, podendo ser estas de diferentes durações. Por outro lado, o legato consiste em tocar as notas de maneira que soem ligadas umas às outras, não havendo interrupções entre elas.
Basicamente, para que isso ocorra, duas coisas são importantes:
1) Digitação - realizada pela mão esquerda
2) Palhetada - realizada pela mão direita.
Para começar a praticar este tipo de ferramenta, pegue uma escala e toque-a palhetando todas as suas notas. Palhete todas as notas de modo a destacar cada som, ou seja, como se existissem pequenas pausas entre eles. Esse é o primeiro passo, se assim podemos dizer.
Procure uma escala que lhe agrade e, no caso de não conhecer alguma escala específica, pratique este exercício em padrões cromáticos verticais que envolvam os 4 dedos da m.e.(mão esquerda).
Exemplo:
1 2 3 4 - corda E (6)
1 2 3 4 - corda A (5)
1 2 3 4 - corda D (4)
1 2 3 4 - corda G (3)
1 2 3 4 - corda B (2)
1 2 3 4 - corda E (1)
Pratique o exercício de forma ascendente e descendente. Esses padrões cromáticos são excelentes ferramentas melódicas no aspecto da improvisação.

2009/02/02

As técnicas mais conhecidas

 Existem técnicas que quando executadas nos dão uma simulação de efeitos sonoros, que podem ser usados para dar mais brilho e vida na música, os mais conhecidos são:
LICK quando se tira 2 ou mais notas de uma única palhetada.
BEND quando se faz uma nota em uma casa e puxa uma nota um tom mais alto puxando a corda.
BEND INVERSO quando se faz uma nota em uma casa com a corda já puxada, depois você deixará de esticá-la.
TWO-HAND deixar o indicador pressionando uma casa e fazer um revezamento com o anular da mesma mão e o dedo médio da mão direita, esse método é usado na guitarra e no baixo.
HARMÔNICO é executado nas 5a, 7a e 12a casas, encostando de leve o dedo na corda, nas casas já mencionadas.
SOLO é executado tocando apenas uma corda de cada vez, como na guitarra.
FEED BACK é um arranjo usado em guitarras, mas pode ser usado em alguns modelos de violão, segure a palheta de forma que quando você tocar o polegar direito toque de leve na corda para causar o efeito de grito!
SLIDE é feito a nota em uma casa e puxamos uma outra nota na mesma corda em uma casa diferente arrastando o dedo para cima.
SLIDE INVERSO é feito a nota em uma casa e puxamos uma outra nota na mesma corda em uma casa diferente arrastando o dedo para baixo.
LIGADO é feito em uma das cordas tocando uma nota qualquer, depois você irá tirar duas ou mais notas alternando os dedos sem palhetar o instrumento.