2009/02/03

Articulação

 Articulação é a maneira de se executar os sons de forma destacada, indicada pelo termo "staccato", ou de forma ligada , indicada pelo termo "legato". O staccato consiste em tocar as notas de maneira que soem separadas umas das outras, intercaladas por pausas, podendo ser estas de diferentes durações. Por outro lado, o legato consiste em tocar as notas de maneira que soem ligadas umas às outras, não havendo interrupções entre elas.
Basicamente, para que isso ocorra, duas coisas são importantes:
1) Digitação - realizada pela mão esquerda
2) Palhetada - realizada pela mão direita.
Para começar a praticar este tipo de ferramenta, pegue uma escala e toque-a palhetando todas as suas notas. Palhete todas as notas de modo a destacar cada som, ou seja, como se existissem pequenas pausas entre eles. Esse é o primeiro passo, se assim podemos dizer.
Procure uma escala que lhe agrade e, no caso de não conhecer alguma escala específica, pratique este exercício em padrões cromáticos verticais que envolvam os 4 dedos da m.e.(mão esquerda).
Exemplo:
1 2 3 4 - corda E (6)
1 2 3 4 - corda A (5)
1 2 3 4 - corda D (4)
1 2 3 4 - corda G (3)
1 2 3 4 - corda B (2)
1 2 3 4 - corda E (1)
Pratique o exercício de forma ascendente e descendente. Esses padrões cromáticos são excelentes ferramentas melódicas no aspecto da improvisação.

Nenhum comentário: