2011/06/01


Curso de Violão e Guitarra
Os Cuidados na Limpeza da Guitarra

*Manter a limpeza de seu instrumento é um dos fatores mais importantes para que a qualidade dure por um maior tempo.Existem à venda produtos específicos para limpeza de instrumentos, corpo, escalas, cordas, etc. Recomendo que use sempre o material recomendado pelo fabricante (que pode variar conforme o tipo de acabamento e material do instrumento). A maioria dos fabricantes recomenda cera de carnaúba para limpeza do corpo e escala e a mesma pode ser encontrada em boas lojas de música. Nunca passe qualquer produto num instrumento. Antes de limpar seu instrumento com algum produto, consulte algum técnico no assunto para que ele mostre a sua opiniao sobre o material de limpeza adequado.

*Jamais use produtos abrasivos (como cera de carro) ou solventes. Na falta de material adequado use um pano seco ou um pano levemente umedecido. Aconselho a limpeza total do instrumento quando você for trocar o encordamento pois fica mais fácil de se limpar todo o equipamento, principalmente a escala.

* Se algum parafuso estiver enferrujando ou se já estiver enferrujado, retire-o de seu instrumento e passe esponja de aço (BomBril) seca no parafuso. Você pode passar na escala Poliflor, que é usado também para limpar móveis. Para partes de difícil acesso utilize um cotonete.

* E para complementar o trabalho, no final passe em todo o instrumento uma flanela seca que não solte muitos "fiapinhos". Sempre que acabar de tocar passe um pano seco nas cordas para retirar a sujeira e células mortas de seus dedos, assim elas irão durar mais tempo e enferrujarão mais tarde. Lembre-se: Mantendo sempre as cordas limpas e novas, a qualidade do som é bem mais destacada.

Um comentário:

Queremos falar de música! LET'S TALK ABOUT MUSIC disse...

Oi
primeira vez aqui :)
É importante cuidarmos bem do nosso intrumento, em especial com a limpeza.
Legal o post :)

Estou seguindo você já!
Tenha uma boa semana
;*
Marina

Venha falar de música com a gente!