2009/05/11

Curso Prático de Violão - Raphael Maia

Torne-se um mestre na arte de tocar o mais popular dos instrumentos

Você já sonhou em tocar um instrumento, tornar-se um músico ou, simplesmente, divertir e admirar a todos com o seu talento? Então aprenda com Raphael Maia, autor deste livro que guiará você pelo mundo da música e do aprendizado do violão popular. Com um método 100% prático, voltado para iniciantes que estão tendo seu primeiro contato com o instrumento, este livro é também um guia de referência de técnicas básicas de violão, o que o torna ideal para adoção como livro de exercícios por professores e escolas de música. Ao ler cada capítulo, que é equivalente a uma aula, ou ao acompanhar as explicações presentes no CD, você aprenderá:

Macetes de afinação; - Acordes ; - Exercícios para as mãos esquerda e direita; - Como ganhar agilidade em ambas as mãos; - Ritmo; - Técnicas de solo; - Tablaturas ; - Exercícios com escalas; - E muito mais.

2009/05/04

A postura no violão popular

  Para o violão popular não há uma posição padrão como há no violão clássico. Sentado o violonista apóia o violão sobre a perna esquerda, que devera estar apoiada em banquinho de mais ou menos vinte centímetros. O dedo polegar da mão esquerda deve permanecer sempre que possível no centro posterior do braço do violão. Mas devemos observar algumas coisas necessárias a um melhor desempenho futuro. Se por acaso você quiser tocar de pé, será necessário que você adquira uma correia, que você poderá comprar em qualquer casa de venda de instrumentos musicais, esta correia deve ser bem larga para evitar que tenhamos dificuldades em permanecer durante um tempo muito longo com o instrumento pendurado devido a dores no ombro. Segure o instrumento de forma que sua coluna permaneça reta, ou seja, evite curvar-se para ver as casas no braço do violão, e se você ainda vai realizar compra de um violão, observe que em alguns violões os botões ficam na parte superior do braço justamente para que você localize as casas sem ter que olhar diretamente para as casas. Quando tocar sentado evite se apoiar sob o violão, permaneça com a coluna reta sempre evitando olhar para o braço do violão.

2009/05/03

Os acordes com pestana

  Os acordes com pestana têm esse nome devido à função do dedo indicador, que atua como uma barra sobre as seis cordas, fazendo o papel da pestana do braço do violão (o material branco logo no início do braço do violão). Dessa maneira, qualquer acorde que utilize cordas soltas pode ser tocado nas demais casas. A principal vantagem dos acordes com pestana é que eles são móveis. A mesma posição pode ser tocada em diferentes casas ao longo do braço, sem alterar a posição relativa dos dedos, formando doze acordes diferentes nas doze primeiras casas. A nota da casa em que a posição é montada determina o acorde.